Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

PANDEMIA DO COVID NÃO ACABOU!

Fim da emergência de saúde pública para a covid-19 decretado pela OMS não implica término da pandemia, alerta pesquisadora da Unesp

Na sexta-feira, 5, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou uma  alteração no status da covid-19, que deixou de ser classificada como emergência de saúde pública de interesse internacional. O anúncio foi feito pelo presidente da OMS, Tedros Adhanom, que declarou basear-se em recomendações do corpo técnico da entidade.  “Está na hora de os países fazerem a transição do modo de emergência para o de manejo da covid-19 juntamente com outras doenças infecciosas”, explicou Adhanom. O anúncio repercutiu por todo o planeta, e foi comemorado por muitos como um sinal de que a própria pandemia já estaria chegando ao fim.

Porém, esta não é a interpretação adequada da fala de Adhanom, analisa a farmacêutica  Rejane Maria Tommasini Grotto, docente da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu. Grotto, que coordena o Laboratório de Biotecnologia Aplicada (LBA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), explica nesta entrevista ao Jornal da Unesp a importância de manter os cuidados contra a covid-19, que ainda segue causando internações e óbitos. Destes cuidados, um dos mais essenciais é a atenção à vacinação – o país, aliás, desde o começo do ano se debate com uma nova onda de fake news, que procura convencer os brasileiros a não se vacinarem.

Ela também comenta os erros e acertos na luta contra o Sars-cov2 no Brasil, e os aprendizados que o enfrentamento à emergência trouxeram para os serviços de saúde e que podem ajudar a lidar melhor com uma futura nova pandemia. Entre eles, está a necessidade de intensificar o combate às fake news e melhorar a comunicação em saúde pública. “A vacina foi o que fez a diferença. Não podemos deixar de nos vacinar, tanto contra a covid-19 quanto contra as demais doenças ”, diz.

*******

Depois de três anos, e mais de sete milhões de mortos em todo o planeta, no final da semana passada a OMS anunciou o final do estado de emergência em saúde pública de importância internacional para a pandemia de covid-19. O que isso significa?

Rejane Grotto: É importante ressaltar que o fim da emergência de saúde pública não significa o fim da pandemia, como o próprio dr. Tedros enfatizou. A pandemia mata uma pessoa no planeta a cada três minutos. Continuam ocorrendo internações e óbitos. Porém, esses números caíram bastante, o que permitiu que se decretasse o fim da emergência. Esse decreto significa que a partir de agora cada país deve lidar com a covid assim como lida com as demais doenças infecciosas. Mas ela segue sendo considerada como uma pandemia, ou seja, uma epidemia de transmissão sustentada de pessoa a pessoa entre países.

Por exemplo, até hoje a AIDS é classificada como pandemia, a maior que temos. Então, o decreto do fim da emergência de saúde pública é diferente do fim da pandemia. E eu vi na mídia muitos relatos que confundiam as duas coisas. Como se ele tivesse decretado o fim da pandemia, e não foi isso que aconteceu.

E o que essa continuidade da pandemia implica?

Rejane Grotto: A gente não pode deixar de se cuidar. Não podemos deixar de tomar vacina, por exemplo, nem de adotar algumas precauções. Se for preciso ir a um hospital, que é um ambiente onde há pessoas doentes, é bom usar máscara. Ou se alguém vai a um consultório médico, ou a uma farmácia. Pela farmácia circulam pessoas doentes.  Não só por covid-19: outras doenças também, como  influenza, vírus sincicial respiratório… Então é importante usar máscara, e é importante que a população possa discernir a necessidade desses cuidados.

A covid-19 ainda está matando. Continua morrendo gente pelo mundo, e no Brasil também. Na semana passada tivemos seiscentos e poucos óbitos em nosso país. É importante ressaltar que a pandemia não acabou e que os cuidados devem ser mantidos.

 

Fonte: https://jornal.unesp.br/2023/05/09/fim-da-emergencia-de-saude-publica-para-a-covid-19-decretado-pela-oms-nao-implica-termino-da-pandemia-alerta-pesquisadora-da-unesp/

 

Deixe seu comentário: