Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

IV FESTIVAL CASA SUELI CARNEIRO – 75 ANOS

Entre os dias 24 e 29 de junho, acontece a quarta edição do Festival Casa Sueli Carneiro. Com o tema Memória Negra e Reparação em Afluência, o festival celebra os 75 anos da filósofa, ativista e uma das maiores intelectuais negras do Brasil com uma programação inteiramente gratuita, que reúne atividades culturais, artísticas e formativas.

Os encontros acontecem na sede da Casa Sueli Carneiro, no Instituto Tomie Ohtake e na Aparelha Luzia. A agenda inclui rodas de conversa com intelectuais e ativistas, lançamentos de livros, atividades para crianças, sarau e uma exposição de longa duração.

Com curadoria de Luanda Carneiro Jacoel, diretora do legado da Casa Sueli Carneiro, e co-curadoria de Ana Flávia Magalhães Pinto, Cidinha da Silva, Heloísa Pires, Ionara Lourenço, Luciane Ramos Silva, Natália Carneiro, Natália Neris e Taina Santos Silva.

Em 2025,o festival propõe revisitar e atualizar o pensamento de Sueli Carneiro a partir das vozes da diáspora negra e de múltiplas linguagens artísticas e políticas. A escuta e o diálogo com diferentes territórios e saberes orientam uma programação que articula memória, arte e reparação.

Entre os destaques da programação estão as rodas intelectuais com nomes como Neon Cunha, Wendy Ledix e Ana Flávia Magalhães Pinto; rodas ativistas com representantes da Marcha das Mulheres Negras; rodas das artes com Rico Dalasam, Joa Assumpção, e roda das crianças com Mafuane Oliveira e o Grupo Nzinga.

Além das atividades presenciais, o Festival conta com encontros virtuais e com convidadas internacionais, como Lisa Sharon Harper e Nadia Sanger, e também com atividades autogestionadas realizadas por coletivos em diferentes territórios.

 

Atividades fora da Casa

A exposição Casa Sueli Carneiro em Residência, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake até 12 de agosto, integra a programação do festival e apresenta ao público documentos, imagens, objetos e criações desenvolvidas no âmbito do Programa de Residência da Casa. A mostra ativa um arquivo vivo, composto por itens do Acervo Sueli Carneiro e por uma biblioteca circulante, oferecendo ao público uma imersão no pensamento da autora de Dispositivo de Racialidade, e fortalecendo o compromisso com a difusão das memórias negras como prática de reparação histórica.

Na noite de sexta-feira, 27 de junho, a Aparelha Luzia será palco de uma celebração dupla. Às 21h, acontece o lançamento do livro Só bato em cachorro grande, do meu tamanho ou maior – 81 lições do método Sueli Carneiro, da escritora Cidinha da Silva. Logo em seguida, às 22h30, o espaço recebe o sarau Sueli, por quê?, com a mestre de cerimônia Luz Ribeiro e discotecagem do DJ Eugênio Lima. É noite de microfone aberto e de dança. Traga sua poesia, sua voz, seu corpo e sua escuta. Vamos celebrar Sueli Carneiro com arte, palavra e música.

Matéria Completa – https://www.geledes.org.br/iv-festival-casa-sueli-carneiro-celebra-os-75-anos-de-sueli-carneiro-com-programacao-gratuita/

 

 

Deixe seu comentário:

Menu

Rede Social