Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Bloco das Bárbaras lidera Carnaval histórico 35 mil foliões

O Carnaval é muito mais do que festa. Em todo o Brasil, a maior manifestação cultural popular do país movimenta a economia, impulsiona o turismo, gera milhares de empregos diretos e indiretos e fortalece a economia criativa. De costureiras e aderecistas a músicos, técnicos de som, comerciantes, ambulantes e profissionais da segurança, a cadeia produtiva carnavalesca impacta diversos setores e se consolida como um dos principais motores culturais e econômicos do país.

Em Santa Bárbara d’Oeste, o grande protagonista dessa história em 2026 foi o Bloco das Bárbaras, que reafirmou sua posição como o maior bloco da cidade e um dos mais expressivos da região. Reunindo cerca de 35 mil foliões na Avenida Monte Castelo, o bloco transformou o trajeto até a Praça Central em um verdadeiro mar de alegria, cores e conscientização, consolidando uma edição que já entrou para a história do município.

Com o lema “Carnaval sem Assédio. Não é Não e com respeito à Diversidade”, o Bloco das Bárbaras foi além da folia. A iniciativa promoveu uma mensagem clara de respeito, inclusão e segurança, fortalecendo a cultura do Carnaval como espaço democrático e responsável. A grandiosidade do público e a organização marcaram definitivamente a história cultural da cidade.

A coordenadora do bloco e vocalista da Banda das Bárbaras, Vivian Ignácio, resumiu a emoção do desfile: “Foi suor, foi entrega, foi arrepio do começo ao fim.” A declaração traduz o sentimento de quem esteve à frente de uma realização construída com dedicação coletiva e forte engajamento popular.

Vale destacar que, na edição deste ano, o Bloco das Bárbaras contou também com a atuação das produtoras culturais Fátima Franco e Thais Fernandes, fortalecendo a estrutura organizacional e ampliando o alcance cultural do projeto.

Em 2026, o Bloco das Bárbaras teve o patrocínio das marcas Castelinho – Castelinho Empório do Churrasco, GREENFISH Microcervejaria, Agência Scorpion, Web.Comunicação e Ciao Pizzaria, empresas que acreditam e investem na valorização da cultura popular e no fortalecimento do Carnaval de rua como ferramenta de desenvolvimento social e econômico.

Ao lado do Bloco das Bárbaras, outros importantes blocos enriqueceram a programação, como o Bloco do Traquitana, Bloco Boralá, Bloco da Cana Valesca, Bloco do Roque, Bloquinho Animadinho, Bloco Apareceu a Margarida, BloCão, Bloco da Vox 90 e o Bloco Amigos da Lilica — este último, destaque pela inclusão, com alas destinadas a cadeirantes, pessoas com síndrome de Down, TEA e deficiência visual ou auditiva.

Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, o Carnaval 2026 movimentou as ruas, o comércio e toda a cidade, reunindo um público rotativo de 117,6 mil pessoas nas concentrações, desfiles e região central ao longo dos quatro dias de programação gratuita. O evento foi promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com os blocos carnavalescos, com apoio institucional do Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste (DAE) e media partner Vox 90.

O Carnaval barbarense reafirma que a festa vai além da celebração, é instrumento de geração de renda, fortalecimento da economia criativa, valorização da cultura local e promoção da inclusão social.

Em 2026, Santa Bárbara d’Oeste não apenas realizou um grande evento — viveu um capítulo histórico liderado pelo Bloco das Bárbaras, mostrando que alegria, responsabilidade e impacto econômico caminham juntos.


Ressaca de Carnaval

E neste final de semana, domingo (22) no projeto Tardezinha do Taboca, em Santa Bárbara d´Oeste, o carnaval não para com o Bloco das Bárbaras que volta a esquentar a cidade com um repertório diverso, que reúne axé dos anos 90, samba e sucessos atuais.

Serviço:

Projeto – Tardezinha no Taboca
Domingo – 22/02
Horário – 16h
Local – Av. Pref. José Maria de Araújo Júnior, 535 – Jardim Firenze

Entrada Franca

Da redação

Deixe seu comentário:

Menu

Rede Social