Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

É FAKE – BRASIL NÃO FORNECEU URÂNIO AO IRÃ

Postagens descontextualizam fala de Lula sobre tratado com Irã; acordo feito no Conselho de Segurança da ONU não previa fornecimento de urânio e foi rejeitado pelos EUA em 2010

O Brasil NÃO enviou urânio para fabricação de armas nucleares no Irã, ao contrário do que sugerem publicações do X. Os vídeos investigados tiram de contexto uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a 15ª Cúpula dos Brics, realizada em 2023, em que ele defende o convite ao Irã para integrar o bloco econômico.

No vídeo, Lula cita um acordo sobre urânio feito com o Irã, mas é uma referência a um acordo feito em 2010, mediado pelo Brasil enquanto membro rotativo do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O tratado previa envio de urânio enriquecido da Turquia para pesquisas médicas no Irã, sem qualquer menção a fornecimento brasileiro do metal ou uso militar. O tratado foi vetado pelos Estados Unidos, que firmou acordo com o Irã anos depois.

Em nota, a Secretaria de Comunicação (Secom) do Planalto desmentiu o boato e afirmou que o Brasil não forneceu urânio ao Irã e que não vende urânio para fins bélicos. O Brasil faz parte do Tratado sobre a Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e do Tratado para a Proscrição de Armas Nucleares na América Latina e no Caribe (Tratado de Tlatelolco). Além disso, todas as instalações nucleares do Brasil são inspecionadas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, e pela Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC).

Os conteúdos também acrescentam outra informação incorreta de que o Brasil forneceu urânio ao atracamento de dois navios iranianos no Rio de Janeiro (RJ) em 2023. O porta-helicópteros IRIS Makran e a fragata IRIS Dena chegaram em solo brasileiro em 26 de fevereiro e ficaram até 4 de março daquele ano. Na ocasião, a Marinha do Brasil autorizou “desembarque da tripulação e convívio social, observando normas sanitárias locais vigentes em conformidade com as condições epidemiológicas na ocasião da visita”. Não há indícios de que o Brasil tenha enviado urânio ou qualquer outro item às embarcações.

Quem criou o conteúdo investigado pelo Comprova

O primeiro vídeo foi publicado por um perfil no X que se identifica apenas com emojis da bandeira do Brasil, do signo de leão e de Israel. A conta soma 7,8 mil seguidores e, até a publicação desta verificação, o post registrava 246,5 mil visualizações, 10 mil curtidas e 3 mil repostagens.

 

Matéria Completa – https://odia.ig.com.br/brasil/2025/06/7079149-brasil-nao-forneceu-uranio-ao-ira-nem-exporta-o-metal-para-fins-belicos.html

 

Deixe seu comentário:

Menu

Rede Social